Principais acontecimentos dos anos 60

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Oii Gente!
Tudo bem com vocês?
Há um tempo fiz um trabalho escolar  super interessante, sobre os principais acontecimentos dos anos 60. E queria compartilhar com vocês!



• Em 1967, na África do Sul, ocorre o primeiro transplante de coração. Em maio de 1968, o primeiro transplante de coração é realizado no Brasil.
• O homem chega à Lua em 20 de julho de 1969, através da missão Apollo 11.
Comunicações.
• Em 1 de maio de 1963, a TV Tupi faz a primeira transmissão em cores da televisão brasileira.
• Criação da ArpaNet, em abril de 1969, o embrião da Internet.
• Em agosto de 1961, ocorre a construção do Muro de Berlim.
• Em dezembro de 1967 é criada a FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
• Inauguração do MASP (Museu de Arte de São Paulo) em 7 de novembro de 1968.
• O movimento hippie ganha força nesta década.
• Em 21 de Abril de 1960, a capital do Brasil é transferida do Rio de Janeiro para Brasília.
• Em 3 de outubro de 1960, Jânio Quadros é eleito presidente do Brasil. Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renuncia.
• Em 22 de novembro de 1963, enquanto fazia uma visita à Dallas, o presidente J. F. Kennedy é assassinado.
• Em 31 de março de 1964, um golpe militar no Brasil tira do poder o presidente João Goulart. Início da ditadura militar no Brasil.
• Em 22 de novembro de 1963, enquanto fazia uma visita à Dallas, o presidente J. F. Kennedy• Em 22 de novembro de 1963, enquanto fazia uma visita à Dallas, o presidente J. F. Kennedy é assassinado  
• No 1ºFestival de MPB (1965), com a canção Arrastão, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, Elis Regina começa a fazer sucesso no cenário musical brasileiro.
Podemos dizer que a década de 60, seguramente, não foi uma, foram duas décadas. A primeira, de 1960 a 1965, marcada por um sabor de inocência e até de lirismo nas manifestações socioculturais, e no âmbito da política é evidente o idealismo e o entusiasmo no espírito de luta do povo. A segunda, de 1966 a 1968 (porque 1969 já apresenta o estado de espírito que definiria os anos 70), em um tom mais ácido, revela as experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis contra a ameaça de endurecimento dos governos. É ilustrativo que os Beatles, banda que existiu durante toda a década de 60, tenha trocado as doces melodias de seus primeiros discos pela excentricidade psicodélica, incluindo orquestras, letras surreais e guitarras distorcidas. "I want to hold your hand" é o espírito da primeira metade dos anos 60. "A day in the life", o espírito da segunda metade.

Nesta época teve início uma grande revolução comportamental como o surgimento do feminismo e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais. O Papa João XXIII abre o Concílio Vaticano II e revoluciona a Igreja Católica. Surgem movimentos de comportamento como os hippies, com seus protestos contrários à Guerra Fria e à Guerra do Vietnã e o racionalismo. Esse movimento foi também a chamado de contracultura. Ocorre também a Revolução Cubana na América Latina, levando Fidel Castro ao poder. Tem início também a descolonização da África e do Caribe, com a gradual independência das antigas colônias.

MÚSICA

O Rock and Roll ganha crescente popularidade no mundo, associando-se ao final da década à rebeldia política---denominada então no Brasil por “iê-iê-iê”.

Em 1963 surge o Clube da Esquina, importante conjunto musical mineiro, com Milton Nascimento e os irmãos Borges.

Em 1965 Elis Regina interpreta Arrastão, de Vinícius de Moraes e Edu Lobo, e com isso surge a MPB, ou Música Popular Brasileira, no Festival de Música Popular Brasileira da Tv Record.

INÍCIO DA JOVEM GUARDA.

Em 1966, Chico Buarque se revela ao público brasileiro com a canção, "A Banda", interpretada por Nara Leão, durante o Festival de Música Popular Brasileira, transmitido pela TV Record (a canção empata em primeiro lugar com "Disparada" de Geraldo Vandré. Surge o Movimento do Tropicália , em 1967. Com Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de Os mutantes, Tom Zé e Torquato Neto

TELEVISÃO

A TV brasileira começa a utilizar a tecnologia do vídeo-tape que permitiu a edição de programas televisivos, reduzindo o risco de erros, comuns nas exibições ao vivo.

Inaugurada a Rede Globo, no Brasil.

A televisão passa a se tornar meio de comunicação em massa.

1967-1968 tornam-se os anos do auge dos festivais da canção, no Brasil, que eram uma forma alternativa de expressão político-ideológico da juventude, diante da repressão da ditadura militar.

A TV Record lança o programa musical, "Jovem Guarda" (1965-1968, apresentado por Roberto Carlos, com Erasmo Carlos e Wanderléia).

1 comentários:

  1. Luísa Becker disse...:

    ooooi, desculpe incomodar, não sei se é do interesse de vocês, mas indiquei-os a um selinho no nosso blog, espero que ainda não tenham! :)))))

    http://minhametadeleitura.blogspot.com.br
    Beijos!

Postar um comentário

Comente !